sábado, 2 de abril de 2011

Anotações - Meu primeiro contato com o Agni Ioga



Drops of Life. From “Sikkim” series. 1924
Nicolas Roerich

Foi em 1986. Na época comecei a frequentar um grupo de cromoterapia antigo em Santos, iniciado por Tia Zaira, na casa de Dona Enilce . Esse grupo existe desde os anos 60.

Uma freqüentadora do Grupo, a Maria do Carmo, um dia teve um desses impulsos que vem do coração e levou um livro para que eu lesse. Ela disse que não emprestava ele para ninguém, por ser raro, mas sentiu que devia emprestá-lo para mim. O porquê ela não sabia e eu menos ainda.

Mesmo sem entender nada, agradeci e levei o livro com o maior cuidado e medo do mundo, como se tivesse carregando uma jóia rara. Era o Agni Ioga-1929.

Confesso que até faltei ao trabalho e o li em praticamente um dia. Pouco entendi, porém, é como se tudo soubesse. Fiquei tão absorvida que não queria me separar dele, então, como faltava-me dinheiro para tirar fotocópias comecei a copiá-lo, escrevendo em dois cadernos, que tenho ainda hoje, e serviram como âncora por alguns anos. Sempre me valia deles nos momentos mais dificeis de minha vida.

Devolvi o livrinho e tempos depois, uma amiga que morava em Atibaia, trouxe um presente de aniversário, era "Folhas do Jardins de Morya I - O chamado". Ela disse que ao vê-lo lembrou de mim e resolveu comprá-lo.

Após isso, quando alguém me falava de ioga, logo dizia, "AH, sou uma Agni Ioga"...r.s. Mesmo sem ter a dimensão correta do que significava. rsrs... Coisas de criança.

Falava no sentido de me sentir mergulhada no fogo da vida. Não me deixando fugir e enfrentando o que ela enviava; como uma espada que é queimada pelo fogo e malhada pelo ferreiro. Sabia que a vida me moldava e apesar das dores provocadas por esse atrito, agradecia e seguia.

Era um sentimento mais intuitivo que consciente, diria agora: pura aspiração. E nisso os ensinamentos da Agni Ioga, auxiliavam na compreensão de que tudo fazia parte de um processo maior que um dia iria entender.

A Vida foi enviando outros ensinamentos, mas a base está contida nessa Ioga do Fogo ou como também é conhecida, nesse Ensinamento da Luz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário